Low Poo "O que é isso?"

O post de hoje é para falar de um queridinho que quando eu cito o nome todo mundo faz meio que uma carinha de espantos sem entender do que se trata! Low Poo... Mas antes deixa eu comentar um pouquinho sobre os cabelos cacheados até chegarmos no LOW POO propriamente dito! 

Os cabelos cacheados são ressecados por natureza, isso é inegável, mas os cabelos por si só produzem uma substância lipídica (gordurosa) que ajuda no combate a esse ressecamento, porém quando lavamos os cabelos, junto com toda aquela sujeira, esse lipídio desce também ralo abaixo aumentando assim a probabilidade do ressecamento, o que causa isso são os sulfatos presentes na maioria dos xampus... Junto com esses sulfatos, estão os petrolatos e seus derivados (vaselina, óleo mineral, parafina liquida...) que estão presentes nos condicionadores, máscaras, cremes de pentear, leave in e óleos que disfarçam a hidratação, dão uma sensação de maciez no cabelo... 

Onde eu quero chegar com todo esse blá blá blá? 
Quero chegar no tão misterioso LOW POO... 

Mas afinal o que é LOW POO?
É uma técnica que consiste em usar xampus sem sulfatos e os demais produtos capilares sem os derivados do petróleo!

Mas existem produtos com derivados de petróleo?
Claro que sim! São chamados de petrolatos (Vaselina liquida, óleo mineral, parafina liquida) para verificar se o seu condicionador, máscara, creme afinal se qualquer produto seu contém esses derivados, é só observar no rótulo e ver se nos componentes do produto tem algum deles na listinha.

Se esses derivados do petróleo somente disfarçam a aparência de saudável, qual o porque de estarem presentes nos produtos para cabelos? 
Porque custam barato para os fabricantes, trazem um resultado "imediato", ou seja, aquela sensação imediata de brilho, maciez, mas que na verdade a fibra capilar está desgastada e pouco tempo depois o aspecto seco voltará, fazendo ainda com que a abençoada de Deus volte a comprar o mesmo produto confiante no tal resultado "imediato"...

Mas sendo assim o que fazer?
A sugestão é clara meu povo! Fazer o low poo... Existem outras técnicas com o mesmo fim, mas aqui me reservei a falar somente sobre essa que é a que faço há quase 1 ano, é a que tenho alguns conhecimentos e é a que tenho propriedade em poder realmente falar... Creio que seja por isso que as minhas queridas leitoras confiam tanto em mim, visto que não dou conselhos mirabolantes e sempre indico o que realmente acredito ser uma boa opção!

Quais os benefícios do low poo?
No início do post  afirmei que os derivados dos petrolatos disfarçam a hidratação e que os xampus com sulfatos retiram os lipídios naturais dos cabelos. Pois bem, com o low poo será o contrário! Primeiro que esses lipídios não sairão dos cabelos na hora da lavagem, isso ai minha gente, acreditem! Já é uma baita vantagem. Depois, os produtos sem os petrolatos fazem muito bem aos nossos bellos, realmente hidratam e mantém essa hidratação por mais tempo! Nos dias seguintes os cabelos continuaram saudáveis... Claro que seguir o cronograma capilar ou pelo menos ter os cuidados necessários são de extrema importância... Quer saber mais sobre o cronograma capilar? clique aqui 

Não faço isso e meu cabelo é super saudável!!!
Conheço muitos casos de pessoas que afirmam isso e o que tenho a dizer para vocês é que cada cabelo tem um modo de ser diferente de outro! Se você não faz low poo e teus cabelos são super saudáveis, hidratados, macios então tá tudo na mais alta tranquilidade! Mas atenção!!! Se você cuida, cuida e não vê lá esses resultados positivos, se no dia da lavagem ele está lindo, maravilhoso e nos outros dias volta tudo ressecado e seco novamente... Querida te chamo para experimentar essa técnica maravilhosa!

Sim Aline, quero aderir ao low poo! Mas agora o que eu faço???? 
A resposta é simples minha querida, o seu xampu não pode conter na composição os sulfatos... Eu uso o cheirinho prolongado da Johnson's ou o mamãe e bebê da natura... Para os demais produtos quando você for comprá-los, dá uma olhada nos componentes do produto e confere se na lista tem algum dos componentes da listinha abaixo, se tiver, corre dele que é proibido:
Low poo
Qual a explicação da interrogação no dodecane, é o seguinte, algumas pessoas afirmam que ele é proibido por ser derivado da parafina liquida que por sua vez é derivada de petrolatos assim como os outros. Mas há quem afirme que não tem problema em usar, eu mesma não me arrisco...

Minha experiência com o low poo...
Mesmo antes de usar químicas, meu cabelo sempre foi muito ressecado e depois não foi diferente, essa sensação só dava uma disfarçada quando eu estava de cabelo pranchado, até então eu achava normal... Há pouco mais de 7 meses atrás, ainda na transição capilar, uma amiga me indicou fazer o low poo e eu fui pesquisar na internet para entender direito do assunto. No início achei complicado e pedi a essa minha amiga, a propósito, ela é a Verônica Neves do blog Sou cacheada: Amo volume... Então, como eu ia dizendo, pedi a ela que me indicasse alguns produtos que ela estava usando enquanto eu ainda não entendia praticamente nada da técnica... E foi o que ela fez... Usei durante um mês e pouco e depois meu xampu acabou e fui usar outro xampu que tinha em casa com SULFATOS  e aproveitei para usar o que tinha de restante de produto também com petrolatos. Gente, ai foi que eu fui ver realmente a diferença... Nossa!!! Eu nunca tinha percebido que no dia que eu lavava, o cabelo estava lindão e depois estava seco novamente... Dei tudo para meu marido usar, ele é praticamente careca mas usa mais xampu que eu e minhas filhas juntas kkkk... Depois do low poo e do cronograma capilar a coisa mudou totalmente de figura!!! Muita saúde, muita maciez, posso ficar 5 dias ou mais de day after que o cabelo está lá macio, com brilho, hidratado, SAUDÁVEL!

Esse post foi feito mediante pedidos de leitoras do blog, que solicitaram que eu dividisse com elas minhas experiências com o low poo e também me pediram dicas de alguns produtos que estou usando!!! Bora ver???
Xampu e condicionadores liberados para low poo!
Como já falei anteriormente, uso esse xampu ai da foto, o cheirinho prolongado da jhonson's... Os meus condicionadores favoritos são esses três de cima...
Cremes de pentear ou leave ins liberados para low poo
Esses são os que eu uso atualmente, mas os meus favoritos são o yamasterol e o Elseve hydramax da lóreal!
Máscaras 
Amo todas essas!
Óleos, gel e coisitas mais!
Aqui tem  gel, bepantol, oléos todos vegetais (esse na embalagem da élseve é o meu óleo de coco que está dentro) os outros são azeite de oliva extra virgem, óleo de amêndoa doce e óleo de rícino, glicerina bi destilada e reparador, todos liberados para low poo...

Sim, vocês podem ter observado que o yamasterol está em quase todas as fotos, coloquei propositalmente por que realmente uso ele como condicionador, máscara e como leave in, já fiz post falando sobre ele, para conferir clique aqui.

Ufaaa! Acho que o post ficou um tantinho grande, mas como disse anteriormente, fiz com muito carinho para tentar tirar dúvidas de algumas leitoras do blog sobre o assunto e quem sabe possa ajudar outras pessoas também???
Gostou? Ainda tem alguma dúvida? Deixa nos comentários!


...

2 comentários:

  1. Parabéns em tão pouco vc arrasou nos comentários ... Sanou as minhas duvidas...
    Parabéns
    Parabéns

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada minha querida! QUalquer coisa estou por aqui tá!

      Excluir

Deixe aqui o seu pitaco!!!

 
Minha negra cor - Aline Dias © Todos os direitos reservados :: voltar ao topo