O cabelo perfeito...

Adeus ano velho, feliz ano novo... Então, cá estamos nós no primeiro post de 2016 e resolvi hoje falar de um assunto que amo demais da conta! CABELO hahahaha... Para quem não sabe, fui colaboradora do blog CDB por algum tempo, lá eu falava sobre cabelos, precisei sair de lá e me dedicar somente ao meu cantinho... Em um dos meus posts por lá falei sobre a questão do cabelo perfeito, sobre as expectativas que as pessoas criam estimuladas pela mídia, onde um tipo de cabelo é tido como perfeito e os que não se enquadram nesse "esteriótipo" não é bonito e está longe da perfeição... Pois bem, resolvi trazer a essência desse meu texto pra cá para a gente poder falar sobre o tema por aqui! Bora lá!!!

Antes de mais nada, a história do meu cabelo... 

Desde a infância sofro preconceito por vários motivos e não é a toa que o nome do meu blog é Minha Negra Cor. E eu preciso disso, dessa afirmação diária! Me orgulho disso, mas ao mesmo tempo fico triste com o fato de ser negra incomodar tanto. Na infância os meus apelidos eram cabelo de sete cabeças, cabelo de bruxa, pixuím, negrinha dos cabelos de bombril e por aí vai… Na adolescência comecei a relaxar e na fase adulta, por engano, usei a progressiva FOTO 1 (digo por engano porque pensei que quando lavasse os cabelos os cachos voltariam, mas gostei e continuei aplicando por cerca de 2 anos) ...Vários motivos me levaram a voltar com os cabelos naturais como identidade cultural, ter aprendido a cuidar, saúde, amor pelos cachos… Entrei em transição capilar FOTO 2, depois cortei toda a parte dos cabelos que tinham química FOTO 3 e agora já estou com mais de 1 ano que cortei a parte alisada FOTO 4. Para a minha vida e para os meus cabelos essa foi a melhor decisão porque me olho no espelho e gosto do que está refletido nele. Há tempos venho pensando sobre isso sabe! Sobre essas questões de cabelo, como muitas pessoas classificam tipo A ou tipo B de cabelo como bonito e tipo C ou D como ruim, pixuim ou como feio... 
Digo, afirmo e repito que as pessoas são influenciadas pela mídia de tal forma que chegam a perder a própria essência, o que é imposto pela mídia como bonito todos acatam! 
Ah!!! Essa blusa é meio estranha! 
Mas está na moda querida! A personagem da novela tal usa esse modelito...
Ah, pensando bem ela é linda mesmo!
Quem nunca viu ou ouviu falar nesse tipo de diálogo ou algo semelhante? Pois bem, da mesma forma é com os cabelos... Se a gente for olhar, até alguns anos atrás, o cabelo perfeito era somente o liso, daí a mídia propaga agora os cachos bem definidos e agora todo mundo acha lindo o cabelo cacheado, mas tem que ter definição perfeita viu filha! Caso contrário você tem que procurar um jeito de arrumar essa bagaça!

Fatores históricos...

Sabe o que eu sempre observei? E tenho certeza que isso influencia na propagação do cabelo liso como perfeito?
A grande maioria das atrizes de sucesso, jornalistas, modelos têm cabelos lisos! As negras e de cabelos cacheados e crespos quase nunca apareciam na telinha, as princesas de contos de fadas, bonecas… Sempre de cabelos lisos e pele clara! Mas isso vem mudando graças a Deus né?  Há alguns anos surgiu um movimento, um pensamento, um despertar que mudou a vida de muitas pessoas: Assuma seus cachos/crespos! Assuma suas raízes! Identifique-se culturalmente! E muitas pessoas se encontraram aí. Falar de cabelos cacheados/crespos não era mais tabu, não era sinônimo de feiura, de cabelo ruim… Admitir que ama seu crespo/cacho é sinônimo de liberdade! Muitos grupos no facebook de apoio as cacheadas e as que estão em transição, encontros de crespas e cacheadas,  trabalhos de estímulo à conscientização da igualdade de direitos. A partir disso muita coisa tem mudado, fico muito feliz! Mas sabe o que ainda me entristece??? O achar de muitos que cachos é modinha! O pensamento de outros tantos que quando essa "modinha" passar todo mundo vai alisar novamente! Sabe o que me incomoda mais ainda??? Certas pessoas, instituições e a mesma mídia que agora espalharam que o cabelo cacheado perfeito é aquele do cacho bem definido! Bem enroladinho e praticamente sem frizz! Para meu povo! Para que está mega feio!!!

O que penso sobre isso...

Primeiro, não podemos negar que os cachos realmente estão na moda né??? Mas vou além disso, a questão não é moda e sim aceitação. É uma gama de pessoas que hoje sentem orgulho do que são, como são, como Deus as criou, então querida, não é modinha não! E se isso passar, quem quiser alisar alisa, sem problema nenhum! Somos livres! 
Mas e o cabelo perfeito, afinal? 
Como citei anteriormente, vários fatores podem nos levar a definir somente cabelos lisos como perfeitos. Mas penso que não só eles, tem espaço para todo mundo nesse mundão de meu Deus! O fato de achar certo tipo de cabelo como lindo, não me dá o direito de diminuir os outros né? Cada um é lindo à sua maneira, do seu jeito. As pessoas precisam ser mais tolerantes, olhar mais para si e menos para a vida dos outros! Amo essa nossa diversidade. E isso é LIBERDADE, é poder escolher, optar e buscar o que em sua opinião é o cabelo perfeito! 

É tão bonito ver a convivência entre os seres, se aceitando como são: NEM MELHORES NEM PIORES, SIM IGUAIS! (isso não vale só para cabelo não ok?) 
Beijos no coração!
...

15 comentários:

  1. Oi Aline,
    Respeitar as pessoas é fundamental e principalmente quanto ao tipo de cabelo. Cada pessoa tem sua preferência.
    Big Beijos
    Lulu
    www.luluonthesky.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie Lulu, tudo bem? É isso que penso, que cada um escolhe o que quer e os outros têm o simples dever de respeitar a escolha do outro! BJs querida!

      Excluir
  2. É necessário saber que todo cabelo é perfeito, cabe a nós amarmos nossos cabelos e cuidarmos deles com carinho! \o\
    :D Amei o post, linda. Aliás, seus cachos estão sensacionais!
    Beijão, Min

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ain, obrigada querida! É isso que penso, que cada cabelo é perfeito e que a diversidade é que faz a beleza, acho que tudo muito igual não teria muita graça!bjs

      Excluir
  3. Eu acho que o fato dos cachos estarem na moda deu um start no sentimento de aceitação pessoal, identificação cultural, etc. E isso é muito bom. Temos que tirar proveito dessa moda de alguma maneira, né?
    Antigamente era difícil mesmo manter o cabelo crespo natural, não havia muita opção de produtos que nos ajudassem a controlar os fios. Agora o mercado está mais favorável.
    Eu estou em processo de transição, sofrendo horrores com a raiz estufada, mas to me mantendo firme. Só não tive coragem de cortar tudão ainda.
    Seu cabelo é lindoooo. Bjs
    https://fluxoconstante2.wordpress.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com certeza, mas isso é fruto da revolução que vêm acontecendo sabe? Tipo penso que as Leis também ajudaram bastante, hoje em dia é obrigatório trabalhar nas escolas a história afro brasileira e muito mais! A literatura afro, o orgulho de ser negro! Antigamente os negros eram considerados como seres sem alma, como objetos, depois da libertação vieram as várias situações de racismo e os negros não tinham nada que os apoiasse, mas as coisas evoluíram bastante e hoje temos tantas coisas ao nosso favor!!! Tantas dicas, e muito mais, enfim, fomos escravizados mas estamos aqui firmes e fortes, mas há quem diga que uma coisa não tem nada a ver com a outra... Mas tem sim! QUal a coisa no corpo de um negro que mais o identifica??? O CABELO, pois então, só mantinha o abelo RUIM como eles dizem, quem não tinha dinheiro, hoje em dia é diferente, cada vez mais as pessoas aprendem a cuidar dos cabelos como são e investem realmente nisso! Aí agora temos muitos produtos!!! COntinue na transição até quando poder cortar querida, aqui no blog tem um monte de texto de quando eu estava na transição também!

      Excluir
  4. Amei o post, demais!
    Eu li esses dias um infeliz comentário no canal da Ray que o penteado não era para ser usado como moda, porque aquilo é a cultura negra e que não deve ser "moda" ou "tendencia" usa aquilo, vou ser bem sincera, eu me considero negra, apesar de muita gente dizer que sou branca demais para ser negra, mas minha familia por parte de pai é bem negrinha mesmo e adoro isso!!!! Sou neguinha, pretinha e até "cor de sujeira" por muito tempo eu neguei a minha cor, eu dizia e queria acreditar que era branca, eu não queria ser "escura" e acho uma maravilha hoje a cultura negra ser considerada bonita e fazer parte da moda, isso é uma conquista incrivel!!!! Cabelo cacheado, tranças, aquele cabelo "micoco" tudo isso é lindo, a ideia de que ao invés de passar por todo o processo de alisar, a gente pode se dedicar a cuidar dos nossos cabelos e mante-los saudaveis, isso é maravilhoso, e posso dizer mais? Eu queria muuuito ter um cabelão assim, o meu não decide se é liso ou crespo, ou ondulado ajdjgfdh mas eu assumi ele desse jeito mesmo pq eu me sinto melhor assim e é isso que importa
    http://pinkisnotrose.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Menina que interessante v dizer que se considera negra hehehe, minha filha menor tem pele branca e os cabelos dela são bem enroladinhos e ela me disse hoje que a pele dela é clara, mas que ela é negra também assim como eu hehehe!E quanto aos cabelos, parabéns, penso que o que importa é como estamos nos sentindo, se os cabelos estão de certa forma e nós gostamos disso, está tudo certo né??? BJS querida!

      Excluir
  5. Li!!!!
    Feliz 2016!!!!!!!!!! hauahuah
    Adoro ver essa sua "revolução" capilar!
    Li, eu acho que está mesmo acontecendo uma mudança nessas coisas de influência, tenho visto muitas meninas largando a chapinha para serem felizes do jeito que quiserem..... adoro isso, eu tb tô bem feliz com meu cabelo pretinho, bye bye luzes loiras!!! ahuahuahauh

    Bjinhos
    JuJu
    As Besteiras Que Me Contam

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Juju, para vc também querida! Aeeeee, que bom que esteja feliz, e caso a minha opinião conte, te acho muito mais linda com o cabelo preto kkkkkkkkkkk, se bem que é sempre bom dar uma mudada né? Seja na cor, ou um corte novo, sei lá, sempre é bom dar um up!!!!Abraços miguxa!!!

      Excluir
  6. AMO!! Adoro caracóis :3

    Ana ♥
    http://aruivablog.blogspot.pt/ N/POST

    ResponderExcluir
  7. Eu não sei se existe esse negócio de inveja branca, mas eu queria muito ter um cabelo cacheadão, sempre quis! Minhas irmãs tinham os cabelos enrolados e eu sai com o ondulado indefinido!
    Certo dia entrei em uma discussão na sala dos professores, veja bem "sala dos professores", onde uma das colegas disse a outra que está grávida: "você tem o cabelo bom, seu neném também vai ter, ainda mais com o pai japonês!" (????) Na hora me meti na conversa, e questionei o que era um cabelo bom, na hora a resposta foi: "liso!" Aquele foi um momento surreal pra mim, primeiro por partir de uma professora, segundo por saber durante a conversa que o cabelo liso que esta pessoa ostenta no alto de sua cabeça vazia é fruto de alisamento, já que ela também é afro-descendente... e fiquei me questionando exatamente sobre o que você falou: cabelo não é só moda, é aceitação, é cultura é afirmar que você é quem é e tem orgulho disso.
    Espero que possamos, nem que seja um pouquinho, fazer com que muitas mulheres que não se encaixam no padrão de beleza imposto socialmente, enxerguem que a beleza mais bonita é a que se tem!
    Um beijo!

    ResponderExcluir
  8. Nossa como as pessoas se transformam e ficam mais bonitas depois da transição! Claro com seus cuidados! Ficou ótima!
    Mas você acha mesmo que depois dessa fase, vai ter gente que vai querer alisar? Se alisar, tem todo direito optar por isso, acho melhor assumir a naturalidade dos fios, fica mais bonito!
    Eu estou em transição, estou louca para ter os meus fios de volta e brigava muito com meus cabelos, hoje vejo que é melhor sendo natural, acabei aceitando, fico feliz e não desesperada como antes, porque a raiz estava crescendo rs. Aceitar é mais fácil, é verdadeiro! As pessoas precisam disso, progressiva é só uma forma de você dar uma maquiada no cabelo, parecendo que está lindo e fica mesmo, porém natural é bem melhor!

    www.faseseestacoes.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi minha flor! Então, eu mesma não pretendo voltar a alisar, mas é um direito de cada um né? Amo meus cachinhos e estou ansiosa para que eles fiquem enormes hahaha, força na transição e tudo dará certo! BJS!!!

      Excluir

Deixe aqui o seu pitaco!!!

 
Minha negra cor - Aline Dias © Todos os direitos reservados :: voltar ao topo